O Efeito Taylor Swift em Lisboa
Quando Taylor Swift atuou no Estádio da Luz, a atividade económica no setor da hotelaria e turismo em Lisboa cresceu 22% em comparação com o fim de semana anterior. Este aumento foi impulsionado principalmente por turistas estrangeiros, com destaque para os norte-americanos, que representaram 11% da faturação total.
Além disso, as transações com cartões estrangeiros aumentaram 34% no primeiro concerto e 49% na comparação semanal. Estes números sublinham a importância dos eventos internacionais na atração de turistas e no aumento das receitas locais.
Exemplo Real: Reserva Durante o Concerto de Taylor Swift
Para ilustrar este impacto, partilhamos abaixo um exemplo real de uma reserva recebida durante os dias de concerto de Taylor Swift em Lisboa para um apartamento de tipologia T1:
Esta reserva representa um aumento médio de quase 300% quando comparado com o preço diário médio de outras reservas confirmadas para o mesmo mês.
Exemplo Real: Reserva para o Festival Afro Nations em Portimão
O impacto destes grandes eventos vão, também, além das duas maiores cidades de Portugal (Porto e Lisboa). Por exemplo, para o festival Afro Nations que decorreu no final de Junho, o impacto no preço dia praticado foi ainda superior.
Em baixo partilhamos exemplo real de uma reserva recebida durante os dias de concerto do festival em Portimão para um apartamento de tipologia T1:
Esta reserva representa um aumento médio de 500% quando comparado com o preço diário médio de outras reservas confirmadas para o mesmo mês.
Outros Eventos a ter em Atenção
Existem outros eventos com impacto elevado na procura da cidade em Portugal e que pode, desde já, ter em atenção:
Páscoa: Pode provocar aumentos de preço até os 300%;
Passagem de Ano: Pode provocar aumentos de preço até os 300%;
NOS Primavera Sound Porto: Pode provocar aumentos de preço até os 100%;
Web Summit: Pode provocar aumentos de preço até os 400%.
Estes são alguns eventos que têm tido uma maior recorrência em Portugal pelo que podemos, desde já, antecipar a estratégia de preço para o próximo ano.
Tips for Increasing Revenue Before and During Events
Para proprietários e investidores em alojamento local, a capacidade de atrair e acolher hóspedes durante eventos internacionais pode ser um diferencial significativo. Aqui estão algumas dicas sobre como aumentar a valorização das suas propriedades e maximizar as receitas antes e durante grandes eventos:
Ajuste de Preços
Aumente os preços das suas propriedades durante os períodos de eventos de alta procura para maximizar a receita. No entanto, tenha a capacidade de ajustar e reagir rápido caso o mercado e a procura estejam abaixo da sua previsão inicial.
Parcerias Locais
Colabore com empresas locais, como restaurantes e serviços de transporte, para oferecer benefícios adicionais aos seus hóspedes.
Flexibilidade de Estadia
Ofereça opções flexíveis de check-in e check-out para acomodar os horários dos eventos.
Pesquisa Recorrente
Do a monthly search for confirmed events in your city and adjust prices according to the estimated demand for that event in the region.
Na Host Wise, estamos atentos a estas tendências para melhor aconselhar os nossos clientes. Se tiver alguma questão ou precisar de mais informações, não hesite em contactar-nos.