Os estabelecimentos de alojamento local geridos pela Host Wise na cidade do Porto tiveram uma taxa de ocupação de 83,78% neste verão, o que representa um aumento de 6,3 pontos percentuais quando comparado com o total do mercado de alojamento local da cidade, segundo a plataforma especializada em gestão de preços PriceLabs. Estes números representam, também, uma subida em relação ao mesmo período do ano passado onde essa taxa se situava nos 75,93%.
Pela análise mensal realizada com recurso a dados fidedignos de mercado, verificou-se uma descida na ocupação da cidade com destaque para o mês de Junho onde existe uma diferença de menos 1,68 pontos percentuais quando comparado com o período homólogo. Esta descida de Junho é explicada “pela concentração de eventos internacionais ocorridos neste período como é o caso do Europeu de futebol e Copa América bem como a promoção ativa e agressiva de destinos do Sul da Europa e Balcãs como Albânia e Montenegro que atraíram parte do público alvo da cidade para outros destinos”, explica Renato Chainho, Chief Executive Officer (CEO) da Host Wise.
Weekly occupancy data in Porto according to PriceLabs
“Apesar de uma desaceleração inicial nos meses de junho e julho, este verão a Host Wise conseguiu alcançar uma taxa de ocupação superior ao ano anterior, fruto da estratégia adotada de captação de reservas com uma maior antecedência e promoção orientada para business travellers. Projetamos uma desaceleração de mercado fruto dos eventos internacionais pelo que optamos por definir uma estratégia de preços mais conservadora e segura quando comparado com o período de 2023”, explica o responsável da empresa.
Os turistas estrangeiros dominam o total de reservas nos alojamentos geridos pela Host Wise, com o mercado português a ter um peso de 12,49%, situando os turistas nacionais como terceiro mercado com mais reservas efetuadas. O primeiro lugar do pódio pertence aos residentes em França (23,98%), com Espanha a ocupar o lugar seguinte (16,88%). Em termos evolutivos, destaque para o crescimento da captação de turistas norte-americanos, com uma subida de 27,43% face ao ano transacto.
Preço por noite sobe, estada média mantém-se estável
Apesar da descida na ocupação da cidade, o valor pago por noite teve a tendência inversa. O preço médio por noite passou de 113,50€ em 2023 para 124,75€ neste Verão que se pode explicar pelo aumento dos custos operacionais associados a um aumento da inflação que acaba por se traduzir nos preços praticados pelos proprietários de alojamento local.
Nos imóveis geridos pela Host Wise, os belgas são aqueles que mais pagam por noite (168,79€), seguidos dos irlandeses (160,87€) e dos norueguese (152,72€).
Os dados indicam ainda que não existiu uma variação relativa à duração da estada média de turistas na cidade, cifrando-se em 3 noites bem como a antecedência média de reserva que se situou nos 39 dias.
Visão para os meses de Outono-Inverno
Para os próximos meses, a Host Wise prevê um mês de Outubro forte a nível de procura, estando já com uma taxa de ocupação de 74,59% nos seus alojamentos da cidade do Porto. Segue-se um abrandamento da procura para os meses de Inverno (Novembro - Fevereiro). “Seguindo a tendência histórica da cidade e os dados atuais, prevemos um Inverno difícil associado a uma menor procura na cidade e com uma ocupação média não acima de 50% com excepção do período de passagem de ano onde prevemos uma taxa de ocupação acima dos 85%”, explica Diogo Cardoso, Chief Revenue Officer (CRO) da empresa.
De forma a contrariar este abrandamento da procura, Diogo Cardosos adianta que a Host Wise “tem adotado uma estratégia de definição de preços 5-10% abaixo de mercado e captação de reservas de média duração de digital nomads e business travellers que nos permitem reduzir o risco de não ocupação. Com a adoção desta estratégia, temos já os meses de Inverno com ocupação acima de 50% e prevemos finalizar o mesmo acima de 75%”.
A Host Wise é, segundo o AirDNA, a empresa de gestão de alojamento local que gere mais imóveis na cidade do Porto. Conta igualmente com uma forte presença no Algarve e alcança em 2024 uma faturação anual superior a 10 milhões de euros.