Impulsionadas por uma tendência do turismo internacional, que representa quatro em cada cinco reservas, as nacionalidades com maior destaque em termos de dormidas na passagem de ano são espanholas, francesas e alemãs, levando a um aumento médio de preços de 92% em comparação com os preços do resto de dezembro.
Os apartamentos de gama mais elevada, especialmente os de três quartos, apresentam a taxa de ocupação mais elevada (84% a partir de hoje), com a procura centrada em comodidades como varandas, terraços e vista para o rio. Estas características atraem um segmento de mercado sofisticado, resultando num aumento do preço por dia.
Na região do grande Porto, de acordo com os dados de previsão da Host Wise combinados com a ferramenta de dados de mercado PriceLabs, a projeção global da ocupação para o Porto é de 82,6%, com um preço médio de 174,23€ por noite.
Diogo Cardoso, especialista em Revenue Management, contabiliza uma taxa de ocupação superior a 90% e um preço médio de 207,4€ no portfólio da Host Wise. Isto é atribuído devido a uma estratégia de vendas antecipadas e diversificação de canais de promoção internacional.
Zonas periféricas, como Matosinhos, Gaia e Póvoa, registam também ocupações superiores a 60% e elevada procura, confirmando a expansão geográfica da procura turística a nível nacional.